SRS (Spaced Repetition System)
Repetição Espaçada (SRS) é uma técnica de memorização extremamente eficiente.
Seu cérebro memoriza coisas da seguinte forma: você adiciona uma nova informação, seu cérebro atribui um tempo para a informação, para o exemplo aqui, 10 horas.
Após as 10 horas, a informação é apagada de sua memória, você pode tentar se lembrar da informação, mas é impossível. Se você revisar essa informação logo antes dela ser eliminada, seu cérebro estende o tempo dela, para o exemplo, 20 horas. Se logo antes das próximas 20 horas acabarem você ver a informação novamente, o tempo dela é mais uma vez estendido, e de novo, e de novo ate que vá diretamente para sua memória de longo prazo. É assim que seu cérebro decide o que e importante ser lembrado. Você pode ler um pouco mais sobre repetição espaçada aqui.
Com isso em mente, usaremos um programa chamado Anki. Anki é um programa de flashcards, isso é, você cria cartões com informações que deseja lembrar para revisar periodicamente.
A diferença é que o Anki utiliza um algoritmo de SRS, que faz você revisar as informações exatamente quando você está prestes a esquecer-se delas, te poupando de revisar demais desnecessariamente e te impedindo de não revisar o suficiente a ponto de esquecer antes da janela de lembrança.
Como funciona na prática?
Quando for fazer suas reviews, os cards aparecerão para você como na imagem.
- Frente do card
- Verso do card
Você vê a frente do card, tenta se lembrar da resposta e clica para virar o card. Você escolhe o quão bem se lembrou da informação e o Anki lida com o resto para você, decidindo quando vai ser a melhor hora para você ver aquela informação de novo. Existem outras peculiaridades, mas a gente pode nerdar nisso mais tarde.
Fique tranquilo que você vai aprender mais sobre os tipos diferentes de card em outro artigo seguindo o nosso guia.
Não se esqueça que o mais importante é o foco na imersão. É muito fácil se afundar no Anki pensando ser a parte mais importante. O Anki é apenas um
complemento
para te ajudar na imersão. Mais sobre no próximo artigo.