A maioria dos cursos online de japonês são caros e ineficientes. Os que são de fato eficientes usam um método que é público e está na internet a mais de uma década. A maioria desses recursos estão em inglês e isso incentiva brasileiros a traduzirem esse conteúdo que pegaram no site ao lado para vender cursos aqui no Brasil. Esse site existe para ensinar isso de forma gratuita.
Se esses cursos e materiais já existem no site ao lado, por que escrever mais um?
Nenhum deles foi escrito para brasileiros, com recursos traduzidos, repensados e organizados especificamente para nós, tupiniquins. Além disso, gosto da ideia de relatar exatamente o que eu estou fazendo, o que deu errado para mim, e ser livre para mudar de ideia completamente e reescrever o método todo amanhã.
Se você já for fluente em inglês, recomendo que vá e leia esses conteúdos nos blogs como esse que a comunidade gringa já criou. Existem alguns, mas o que eu mais gosto é o do Moe. Não concordo com tudo que ele ensina, mas concordamos em quase 100%.
Se preferir a fonte que “originou” tudo, recomendo que leia o site do AJATT, mas saiba que é mais denso e menos organizado.
Como aprender japonês sozinho?
Acredito fortemente na Teoria da Aquisição de Segundo Idioma de Stephen Krashen. De acordo com ele, seres humanos aprendem línguas apenas de uma forma: compreendendo mensagens. Ouvindo, lendo e consumindo muito da língua alvo. É assim que você aprendeu português e é assim que você vai aprender japonês!
Nesse blog, vamos te ensinar a construir uma base suficiente de japonês para você conseguir aprender o idioma enquanto faz coisas que você gosta. Assistindo séries, filmes, animes, ouvindo podcasts, vídeos no YouTube, o que você quiser! Chamamos esse processo de imersão.
Nosso guia é pensado tanto para pessoas que estão começando do zero, quanto para pessoas que já sabem algo, mas gostariam de mudar seu método. Você vai aprender a aprender japonês. Não teremos aulas de gramática, pronúncia ou cultura. Apenas o caminho que você deve seguir com as ferramentas e metodologias corretas.
Vou aprender uma língua só ouvindo e lendo conteúdo feito nela?
Sim. Na comunidade de aprendizado de línguas você vai esbarrar em várias pessoas que aprenderam inglês sem querer desta forma. Nunca pesquisamos palavras, não assistimos aulas, não fizemos nada disso, simplesmente consumimos o que queríamos consumir.
Seu cérebro é uma máquina de reconhecer padrões. Quanto mais japonês você consumir, mais seu cérebro ficará rodando processos em segundo plano tentando decodificar tudo que você ouviu. Fazendo comparações, reconhecendo padrões e tentando criar um modelo mental na sua cabeça de como compreender aquelas mensagens que está recebendo.
Se você ouvir um ponto de gramática que não conhece várias vezes, seu cérebro vai compara-lo com outras coisas que já ouviu para criar uma conexão. Assim que ele confirma que o padrão é válido, seu subconsciente absorve a informação e ela passa a ser intuitiva para você. É assim que bebês aprendem uma língua e é assim que adultos aprendem uma língua. Você precisa compreender mensagens.
Mas eu assisto conteúdo em japonês a pelo menos 10 anos e não sou fluente. Explica essa então!
Sim, você consome japonês a 10 anos, com legenda. Se você utiliza legendas, seu cérebro não tem motivo algum para gastar energia tentando criar um modelo daquela língua na sua cabeça. Ler legenda é automático, você não precisa nem pensar. Seu cérebro é tão bom nisso que é quase como se você estivesse escutando os personagens falando na sua língua nativa, é tão automático que você nem se lembra de que esta lendo, certo?
Se está se perguntando como isso vai ser possível sem entender nada da língua, fica tranquilo. Você irá aprender o básico da língua e em seguida descobrir o que você gosta de fazer em japonês com o nível que tem atualmente. Não se preocupe com as tecnicalidades por enquanto, tudo isso será explicado ao longo do guia.
Quanto tempo leva para ser fluente em japonês?
Depende. Por mais que alguns aplicativos no estilo Duolingo façam parecer que aprender uma língua leva só uns minutos por dia, alguns dias da semana, isso simplesmente é falso. Aprender uma língua leva MUITAS horas. São horas ouvindo áudios e lendo conteúdos nativos, entendendo e assimilando como um nativo conversa com outro de forma natural. Isso leva milhares de horas de imersão na sua língua alvo e isso é especialmente verdade para japonês.
Te desanimei? Relaxa. Esse tempo que eu disse é para você atingir fluência completa no idioma. Lembre-se que 20% das palavras mais comuns da língua japonesa representam 80% da língua falada. E pode confiar em mim, você vai levar muito menos tempo do que imagina para chegar nisso. Acredito ser perfeitamente possível atingir a fluência em 2 anos.
O lado bom disso é que aprendendo dessa forma seu japonês será o mais natural possível, você não vai soar como um personagem de Naruto. Você vai soar como um nativo.
Acredito que para assistir animes, ler mangás e consumir YouTube, com 1 ano, 1 ano e meio de estudos é uma meta bem atingível para maioria das pessoas que trabalham e estudam. Não é nada incomum pessoas passarem no JLPT N1 com 18 meses de estudo usando métodos parecidos.
Por que eu deveria seguir esse método e não um curso tradicional de japonês ou um curso online que me interessou?
Não deveria, pô 🥳
Falando sério, se você quer aprender para uma viagem que está chegando ou vai precisar falar japonês logo, você vai se dar melhor seguindo um método tradicional mesmo. Um com foco em turismo seria ideal. Se seu objetivo é simplesmente conseguir consumir japonês em animes, mangás, youtubers nativos, sites de notícia, light novels etc, vem por aqui que vai ser melhor, menos doloroso e mais divertido.